PLANO DE COMUNICAÇÃO: O QUE É, PARA QUE SERVE, POR QUE VOCÊ PRECISA TER UM.

November 19, 2015

 

Então você tem uma empresa para gerir? Muito bem! Não é fácil ter uma empresa nas mãos: dá um bom trabalho definir sua missão, visão e valores, desenvolver sua cultura organizacional, gerenciar funcionários, colaboradores e clientes, entender e se colocar no mercado oferecendo os seus produtos/serviços – fora toda a burocracia envolvida em seu processo de criação/manutenção.

Mas, uma vez que rodam suas engrenagens e ela começa a funcionar, surgem outras questões: como se posicionar no mercado? Quais estratégias devem ser definidas para que, além de se tornar conhecida, ela se consolide? Como construir a imagem da empresa espelhando o que ela realmente é?

E, para conduzir o gestor ao encontro das melhores soluções para essas questões, nada melhor do que um plano de comunicação e marketing. A comunicação é o lubrificante ideal para manter as engrenagens trabalhando: sem a comunicação interna e externa, muita coisa pode dar errada.

Manter um fluxo contínuo, estruturado e adequado de informações com os funcionários da organização faz com que eles tenham a sensação de pertencimento e se tornem comprometidos com a causa da empresa. O diálogo entre funcionário e organização incentiva a construção de um ambiente organizacional mais participativo, agradável e dinâmico – uma vez que o empregado se sente respeitado, valorizado e envolvido nos processos como um todo.

Tão importante quanto a comunicação interna, a comunicação externa é, além da própria reputação conquistada por seus produtos/serviços, quem define o posicionamento empresarial da organização – ou seja, quem desenha a imagem da organização nas mídias e no próprio mercado. É função do plano de comunicação não só refletir os ideais da empresa, mas, também, promover e cumprir com os objetivos de comunicação para que a mensagem desejada chegue corretamente ao consumidor.

Cada empresa é única, assim como cada plano de comunicação. Para que ele tenha sucesso, alguns pontos devem ser considerados, como o público alvo, a área de atuação, os objetivos, etc. É um processo orgânico, em que os sentidos devem ser considerados. É necessário ouvir, avaliar, sugerir e planejar em concordância com as intenções da organização e considerando ruídos ou conjunturas que fogem do controle organizacional, como a economia, questões sócio-políticas, tecnologia, etc.

Um planejamento bem feito evita uma série de contratempos na recepção da mensagem que se deseja enviar, tanto pela construção da mesma quanto pela escolha do público alvo e canal de comunicação. Um bom planejamento respeita o branding, ou a essência da marca, e potencializa a propagação da mesma para o target pré-definido.

É importante acompanhar os processos com indicadores de performance e avaliações de resultados para que correções necessárias sejam feitas, sempre buscando manter proximidade com a estratégia principal da empresa.

Simplificando, o plano de comunicação amarra as ideias e integra os canais e as mensagens que serão transmitidas por cada um deles assertivamente, delineando o perfil da empresa frente ao público que ela gostaria de atingir. Então, precisa de um? Entre em contato com a gente.

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